Como o Quintal já havia dito, o campeche está localizado na maior planície da Ilha de Florianópolis. Mas no meio desta imensa área plana, existe uma montanha, mais conhecida como “O morro do lampião”, onde ocorre um dos episódios mais importantes na história da Ilha.

Em 1920, no cume da montanha ficava um lampião que sinalizava a rota dos aviões, pois na época o correio aéreo francês instalou no bairro um campo de pouso, próximo onde é atualmente a Escola Básica Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, ele era utilizado para o abastecimento das aeronaves entre Paris e Buenos Aires. A região funcionava como Campo de Aviação.

Nesta década o comandante dessa rota era o piloto Antoine de Saint-Exupéry, escritor do livro “O pequeno príncipe”. As visitas dele e o contato com os pescadores renderam o apelido de como ficou conhecido no campeche: Zé Perri.

Apenas em 1927 com a construção do atual aeroporto de Florianópolis, o Morro do Lampião deixou de ter utilidade como sinalizador de voos, e passou a ser ponto turístico para aventureiros.

O Morro do Lampião tem a vista mais privilegiada de todo o sul da Ilha, inclusive da antiga pista de pouso das aeronaves. O trajeto para o cume, tem início na Rua Pau de Canela e de lá é possível avistar até mesmo o Quintal de Casa que está localizado no Novo Campeche.

Atividade:

Trilha Morro do Lampião

Tempo: 40 minutos

Classificação: Tranquila

Valor: Gratuito

Local: Campeche – subida pela Rua Pau de Canela

 

Quintal de Casa – Porque o Sul da Ilha merece.

#QuintalTambémÉcultura #MorrodoLampião #MelhoresFoodTrucks #Nãotemnadaigual #foodtruckfloripa #foodparkflorianopolis  #OSulDaIlhaMerece #Semigual #Vemproquintal

Por Sarah Laís, Jornalista.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.