6 fatos curiosos sobre o Surfe!

O surfe se tornou um dos esportes mais conhecido e praticado nos países litorâneos, por isso, o Quintal separou 6 curiosidades que provavelmente você desconhece sobre esse esporte tão apreciado e admirado por todas as idades.

 

  1. Primeiro registro

O primeiro registro com o surfe, foi feito pelo inglês James Cook, quando chegou ao Hawaii. Ele apontou ter visto pessoas praticando um esporte um tanto inusitado, muito relaxante e que era praticado sobre pranchas de madeira. Porém, o esporte, foi apresentado para os nativos por um rei da Polinésia chamado Tahito, que havia chegado ao Havaí bem antes de Cook.

 

  1. Onde surgiu

Sua origem ainda é contestável, porém, conta-se que os nativos da Polinésia desenvolveram uma embarcação especial para voltar rapidamente do barco à terra firme. Quase nús, com a barriga grudada em tábuas de madeira, eles surfavam mesmo em águas furiosas.

 

  1. Considerado esporte da realeza

Por muito tempo, o surfe foi considerado um esporte da realeza ou dos deuses, por isso, apenas os reis podiam surfar em pé, os demais tinham que surfar deitados na prancha. Esta modalidade foi aperfeiçoada no Hawaii.

 

  1. O surfe é proibido

Por aparentar um esporte muito perigoso, os missionários colonos proibiram a prática, fazendo com que o surfe ficasse desconhecido até o final do século XIX. Tudo mudou em 1912, quando o nadador havaiano Duke Paoa Kahanamoku conquistou a medalha de ouro de natação nas Olimpíadas da Suécia e avisou ao mundo que treinara surfando. Isso atraiu a atenção do mundo para o Hawaii.

 

  1. Primeira mulher surfista

Em 1915, foi a vez de Duke Kahanamoku ensinar aos australianos como surfar. Foi lá também que surgiu a primeira mulher surfista, Isabel Letham, que aprendeu com ele tudo sobre o esporte.

 

  1. Hang Loose

Acredite se quiser! O sinal que se tornou tão conhecido entre os surfistas, começou com rei Havaiano que costumava acenar enquanto surfava para o público que o assistia da praia, porém ele só possuía o dedo mindinho e o polegar. Já a expressão “Hang Loose” surgiu na década de 1950 e significa “ficar tranquilo, sossegado“.

 

O Quintal de Casa também é cultura! Se desejar saber a origem de algum outro esporte, é só mandar sugestões nos comentários que ficaremos felizes em atendê-los!

 

#QuintalTambémÉcultura #Surf #Campeche #MelhoresFoodTrucks #Nãotemnadaigual #foodtruckfloripa #foodparkflorianopolis  #OSulDaIlhaMerece #Semigual #Vemproquintal

Por Sarah Laís, Jornalista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *